Quer aprender a fazer fotos bonitas usando o espaço que você tem na sua casa? Vem comigo que eu trouxe dicas incríveis que irão te ajudar!
As dicas que vou dar vão servir para fotógrafos ou pra quem apenas gosta de fotos e quer fazer umas fotos diferentes dentro de casa. Fotografia é escrever com luz, então o que você vai precisar é de uma boa iluminação artificial, pois geralmente a iluminação do ambiente não será suficiente. Quanto mais luz no ambiente mais nítida será sua foto e com mais qualidade.
Mudando a direção em que a luz é direcionada para a pessoa fotografada mudará tudo. Você pode usar qualquer tipo de iluminação artificial que você tiver em sua casa! Ex: abajur, luz de led, refletor, lanterna, flash externo ou tochas para os mais profissionais.
1º passo: O primeiro passo é pensar na produção. Qual ambiente da casa você irá usar? Qual mensagem você quer passar? Leveza, sensualidade, felicidade, plenitude, amor? Depois de responder todas essas perguntas vamos pensar em quais looks e acessórios irão combinar melhor com a ideia da foto. É bom também pensar na maquiagem, pois a maquiagem vai dizer muito da sua fotografia. Capriche na pele, no contorno e na iluminação. Lembre sempre que na foto a maquiagem não é capturada 100%, então não se preocupe se pessoalmente você achar que está sobrecarregada, na foto não ficará.
2º passo: Qual iluminação você usará? Arrume todo o local. Deixe a iluminação preferencialmente em um ângulo de 45º da fotografada. Nunca deixe totalmente de frente, pois não fica tão interessante, a foto fica sem volume e chapada.
3º passo: Vamos para a ação! Se você for fotografar com seu celular lembre sempre de limpar a lente da câmera e clicar na tela para que o foco fique cravado na fotografada. O foco deve estar no olho da fotografada! • Já os fotógrafos que usarão câmeras DSLR tente manter a abertura do diafragma acima de 2.8 para não correr o risco de um olho ficar desfocado ou até mesmo os dois. O ISO vai depender se sua iluminação vai ser suficiente para iluminar sua fotografada, mas o ideal é utilizar um ISO baixo para que a foto não fique granulada, quem gosta de grãos na foto não precisa se preocupar com o ISO, pode aumentar! Coloque a velocidade acima de 1/200 pois assim não corre o risco de ficar tremida. Use lentes abaixo de 50mm, pois ambientes internos são muito apertados e você precisará de lentes com ângulo bem aberto.
• Vou mostrar pra vocês agora fotografias feitas em 4 ambientes diferentes. :
1º ambiente (banheiro): A fotografada ficou dentro do box e apoiamos os braços dela no blindex para fazer uma moldura no entorno dela, assim a atenção vai toda para ela. Como o blindex era preto ajudou mais ainda a criar essa moldura, pois o entorno da foto ficou escuro, como uma vinheta e apenas o assunto mais importante, no caso ela, ficou com a maior parte da iluminação. A posição das mãos ajuda muito a direcionar o olhar para o rosto dela. As duas mãos sempre presentes na foto! Não se esqueçam disso. Para essas fotos usamos um bastão de led que estava localizado a 45 graus do lado direito da fotografada.
2º ambiente (sala): Nesse caso tentamos deixar um ar mais aconchegante. Usamos duas iluminações. Um bastão de led a 45 graus do lado esquerdo da fotografada e um abajur com luz amarela no fundo. A luz amarela trás essa sensação de aconchego. Como o ambiente estava escurinho e o sofá era escuro escolhemos roupas claras para sobressair mais.
3º ambiente (cozinha): Nessa 3ª composição foi usado um octabox com uma tocha. O octabox direciona mais ainda a luz para a fotografada. Posicionamos a 90 graus da fotografada e ela ficou praticamente de costas para a luz, assim criamos muita sombra na foto, deixando um ar de mistério. O batom, o vestido e o vinho montam uma harmonia entre si, dando a ideia de que a fotografada estava comemorando algo. Tudo conversa entre si.
4º ambiente (quarto): Na última composição a ideia era buscar algo aconchegante, assim como na 2ª composição. Por isso usamos a luz amarela do abajur novamente. Sendo que dessa vez a luz do abajur foi a luz principal. Posicionada a 90 graus do lado direito da fotografada criou bastante sombra no lado esquerdo dela, trazendo uma atmosfera ao mesmo tempo tranquila e misteriosa.